Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Reginaldo Terra e a Nova Federação de Mato Grosso

Taekwondo participativo do mestre Reginaldo Terra
Marcus Rezende


   A primeira federação de taekwondo que surgiu no Brasil foi a do Rio de Janeiro, em 1982, por intermédio do grão-mestre Jung Roul Kim. O pontapé inicial dado por ele foi seguido imediatamente por outros mestres em outros estados do país. 
Ocorre que os dirigentes empossados nas federações recém-criadas acabaram não se dando conta de que uma entidade é tão somente uma entidade. Nada mais que isso. Para que ela tenha força, é preciso que os fomentadores da modalidade a acolham como a representante dos anseios da comunidade taekwondista
Todavia, ainda hoje há presidentes de federações por este Brasil afora que acreditam mandar na modalidade dentro do estado e que ainda tratam qualquer entidade nova que surja de clandestinas. É o total e completo desconhecimento da lei desportiva.
Obviamente que a Confederação Brasileira de Taekwondo só reconhece uma federação. Mas nada impede que uma outra possa trabalhar com a modalidade e de forma totalmente legal.

O preâmbulo acima é para fazer registro ao trabalho que vem desenvolvendo o mestre de taekwondo Reginaldo Terra, em Cuibá/MT. Terra é 6º dan e criou em Janeiro de 2014 a Nova Federação Matogrossense de Taekwondo (NFMT) já dentro dos preceitos de que uma entidade desportiva deve existir para servir e não para ser servida. Dessa forma, Reginaldo diz se orgulhar de possuir 60% dos praticantes do Estado de Mato Grosso registrados à entidade.

Com esta filosofia, o mestre de 40 anos apresentou à comunidade taekwondista um novo estilo de gestão desportiva, o qual vem sendo elogiado por mestres de peso como Yeo Jun Kim (SP) e Marcelino Barros (MG).

O mestre iniciou o aprendizado em Iporã (GO), aos 12 anos. Depois foi para Goiânia e treinou com os mestres Rildo Bueno e o lendário José Celestino Sobrinho. Passou a ensinar em 1993 na cidade de Barras das Garças (MT) fixou moradia em Cuiabá em 1998. 
Antes da NFMT, Terra  já alinhavava modos distintos de organizar o taekwondo na cidade. Quando criou a Liga Matogrossense, passou a alertar os faixas pretas sobre os direitos que possuíam em relação aos percentuais dos honorários dos exames de faixa  de cuja totalidade nada recebiam.

É nesta toada de gestão participativa que a NFMT  prepara para os dias 14 e 15 de Novembro deste ano, no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo Dom Aquino, na cidade de Cuiabá, um grande evento. Trata-se do 5º GP Brasil Taekwondo Latin América.
Segundo o mestre, a estrutura que está sendo montada é para engrandecer o taekwondo brasileiro.

Vamos torcer para que seja mesmo e que os dirigentes do taekwondo brasileiro sigam o exemplo deste novo desbravador taekwondista.