Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Novidade no Taekwondo Olímpico

Em entrevista ao MasTaekwondo TV, Adit Arora, gerente da uma nova competição do calendário mundial da WTF (Projeto Grand Prix), com primeira edição marcada para Dezembro deste ano, em Manchester, na Inglaterra, falou sobre o novo formato deste evento e também revelou quais serão as novas regras de classificação dos atletas para as Olimpíadas.
Sobre o Grand Prix, disse que só vão lutar os atletas mais bem posicionados no ranking da WTF, na categoria Olímpica, e que em 2014, a intenção é fazer com que os atletas do ranking se enfrentem durante o ano pelo menos em três oportunidades e realizem uma grande final no último evento, no fim do ano.
Deste grupo ranqueado sairão os atletas que vão competir nas próximas Olimpíadas, pois as regras para a classificação Olímpica serão modificadas. A WTF se baseará prioritariamente no ranking mundial. Dessa forma, a partir dos Jogos de 2016, só irão às Olimpíadas os seis atletas mais bem posicionados de cada categoria Olímpica, independentemente do país a que pertençam. As seletivas continentais continuam ocorrendo, porém só classificando o campeão de cada categoria. Ou seja, os seis primeiros do ranking terão classificação direta para as Olimpíadas do Rio.
Ele disse também que os pontos adquiridos nas competições não olímpicas, chanceladas pela WTF, como o Mundial a Copa do Mundo, competições continentais e os Opens, poderão ser transferidos pelos atletas às categorias olímpicas que escolherem.
Nesta dinâmica, por exemplo, poderemos ter uma Coreia com até 8 atletas (4 homens e 4 mulheres), bastando que estejam posicionados nas categorias Olímpicas até a sexta posição do ranking.
O Brasil, por ser sede dos Jogos, têm as quatro vagas garantidas (duas no masculino e feminino), independentemente da posição de nossos atletas no ranking mundial. Todavia, a luta pelas medalhas, agora vai ficar muito mais difícil, tendo em vista o nível técnico dos atletas que estarão lutando pelo pódio.

A novidade deve dar um gás a mais aos brasileiros que já possuem pontos no ranking, como Guilherme Dias, Márcio Wenceslau e Diogo Silva.
  Mais do que nunca, toda competição internacional chancelada pela WTF será muito importante.