Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os números do Open do México

Marcus Rezende

O campeonato Pan-Americano Aberto, realizado na cidade de Querétaro, no México, terminado neste final de semana apresentou baixa presença de atletas nas categorias Juvenil e Cadete. Para se ter uma ideia destes números, a categoria com maior presença de participantes (16 atletas) foi a do Masculino Junior, até 59 kg. No total, foram 166 atletas divididos em 20 categorias de peso. Uma média de 8,3 atletas. EUA e México levaram sete medalhas de Ouro, cada; Canadá, três e Brasil, Chile e Cuba, uma.

Já nos Cadetes (de 12 a 14 anos), o número de atletas foi ainda mais reduzido: 84 lutando por também 20 medalhas de Ouro. Média de 4,2 participantes por peso.
O México conquistou 11 medalhas de ouro; Canadá, quatro; Brasil, duas; Peru, El Salvador e EUA, uma cada.

No “Adulto”, com 196 participantes, o México reinou absoluto e mostrou porque é, no momento, a maior força do taekwondo Pan-Americano. A exemplo do que ocorreu no aberto da Rússia, quando os russos levaram oito medalhas de ouro das 16 disputadas, neste Open, os mexicanos levaram 10 medalhas de ouro. Os EUA conquistaram duas e Argentina, Ilha de Man, Filipinas e Colômbia, uma, cada.