Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

ESPN divulga gravação comprometedora

Marcus Rezende

Estava preparando um material de análise sobre o Mundial do México. Porém, vou deixar para uma outra oportunidade, pois a matéria trazida ao ar esta semana pelo canal de TV fechada ESPN foi a bomba que faltava para detonar de vez a cabeça do presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo e jogar respingos de lama no Comitê Olímpico Brasileiro.

Trata-se da divulgação de uma gravação realizada na sede da entidade entre uma “testemunha, especialista em prestações de contas do dinheiro disponibilizado pela Lei Piva” e o Superintendente da CBTKD, Valdemir Medeiros.
A gravação, em partes,  eu já conhecia há algum tempo, porém não havia sido divulgada. Desta vez, de forma competente e criteriosa, o vice-presidente da Federação de Taekwondo de Minas Gerais está fazendo ecoar pela mídia. Denúncias estas que Marcelino acredita ser do conhecimento do COB.
Eu, particularmente, encaminhei parte destas denúncias ao Ministério Público Federal.
A gravação divulgada pelo ESPN traz o seguinte diálogo:
Valdemir Medeiros: O Carlos quer que converse todos estes assuntos aqui reservado. Nós estamos contratando uma nova auditoria, devolveu aqueles R$ 11.000,00, a gente vai ter que ir lá no COB saber como é que vai ser o procedimento. Agora com relação a “esta nova”, a dúvida é a seguinte, você vai tirar com a Dra. Eliane também, o valor que ele deu, primeiro, tá sendo contratado para fazer 2010 e 2011, isso vai, mais um contrato novo, o contrato é de hoje. Isso vai caracterizar reembolso.
Testemunha: E o 2012 também já tá, se a gente olhar no extrato plus o 2012 já foi dado baixa também. Isso tá em balanço, tá em, sabe, é muito pior, Valdemir.
Valdemir Medeiros: Mas não dá para ficar errado porque o Ministério Público está em cima
Testemunha: Mas a minha sugestão...
Valdemir Medeiros: Se deixar do jeito que está o Carlos está fora daqui a um mês, não pode se eleger mais.
Testemunha: Não, tudo bem. Mas veja só...
Valdemir Medeiros: O que a gente tá fazendo é consertando a cag...
Testemunha: O COB autorizou, liberou, deu baixa, sinal de que não tinha nada errado...
Valdemir Medeiros: Deixa eu falar para você como é que é!
Testemunha: quer dizer, esta é a minha visão de prestadora, tá? não tenho nada a ver com isso.
Valdemir Medeiros: Lá em 2003, que eu nem fazia parte da Confederação importaram, compraram uns tatames para o sulamericano. O que aconteceu? O COB adiantou o dinheiro na conta exclusiva e foi pago, cadê? Não prestaram conta deste dinheiro. Não tem uma nota no COB, entendeu? Ai eu tô...Agora, o que faz aqui neste caso, devolve o dinheiro e dá baixa em tudo. Neste caso eu acho que a gente...a Confederação tem que fa...Eu vou conversar com ela lá...A Confederação vai fazer um ofício explicando em face disso, disso e disso, solicitando o cancelamento dessa ação. Tá intacto, operação perfeita.
Testemunha: E aí na hora ele vai falar o quê? Que é tudo de 2013, porque o ano é de 2013. Como que isso entra no processo, como que vai ser feito isso?
Valdemir Medeiros: É, ele assinaria um laudo, um parecer em 2013, e falando a verdade, que foi auditado em 2010 e 2011, foram reauditados em 2010 e 2011
Testemunha: E, aí, aí é o COB que vai dizer se pode fazer isso ou não, realmente eu não tenho, assim, eu não tenho, não sou capacitada para responder isso.
Valdemir Medeiros: Se for um acordo de cavalheiros, começaria a fazer o trabalho agora...
Testemunha: entendi...
Valdemir Medeiros: acordo de cavalheiros.
Testemunha: Inclusive explicar para a Dra. Eliane que foi o departamento jurídico que orientou assim, entendeu? Que vocês, que vocês viram que não tinha outro jeito para poder minimizar o problema, tem que explicar tudo para eles lá.
Valdemir Medeiros: Olha só...Fez auditoria e não era auditor, fez a consultoria...
Testemunha: E não é consultor?
Valdemir Medeiros: Não é consultor. Por...vai tomar...
Testemunha: Vem cá, pra ser consultor tem que ser o quê? Tudo bem que pra ser auditor...
Valdemir Medeiros: CRA (Conselho Regional de Administração)

A CONCLUSÃO É SUA, LEITOR!