Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Quem pode ensinar taekwondo no Brasil

Marcus Rezende

Existe no Brasil, por falta de conhecimento das leis, muita confusão sobre quem pode ou não ensinar a modalidade no país. Alguns acreditam que somente as entidades de administração constituídas têm o direito de trabalhar com o taekwondo em todas as suas vertentes. Ledo engano de quem assim pensa.
Digamos que alguém treine taekwondo com algum professor ou mestre bem conceituado até o 2º Gub (penúltima faixa antes da Preta), e que de repente decida, já com aquela graduação, largar o grupo do qual fazia parte para alçar carreira solo. Mais ainda: digamos que, por ter conquistado uma boa técnica, ele decida colocar uma faixa preta na cintura, alugar um espaço e começar a ensinar o taekwondo que sabe. E indo além, decida também examinar seus alunos às graduações. Quem pode impedi-lo de fazer isso? NINGUÉM!
A lei do país é clara: O cidadão só não pode fazer o que o lei lhe proíbe. O que não está definido em lei, é permitido. O sujeito pode abrir uma academia de cuspe à distância, se quiser. Os estatutos de Confederação, Federações e Associações de taekwondo só servem para reger as próprias organizações; o nome taekwondo não lhes pertence.
Entretanto, da mesma forma que um faixa vermelha pode, se quiser, colocar uma faixa preta na cintura e ensinar taekwondo (pois a lei do país não lhe proíbe de fazê-lo), ele também assume o risco de responder na justiça por esta liberdade que a lei lhe proporciona. É simples. Se ele abre uma academia e diz que é faixa preta sem sê-lo; ou se faz exames de faixa sem que a graduação do taekwondo assim o permita, poderá ter de reparar futuramente os danos morais e materiais causados aos alunos que se sentirem enganados achando que poderiam (por exemplo) ser reconhecidos pela Kukkiwon, organização mundial com sede na Coreia. Todavia, caberá aos que se sentirem prejudicados acionar a justiça. E isso não cabe às federações ou professores e mestres.
O que as entidades poderiam fazer, em vez de só pensarem em organizar campeonatos e lucrar dividendos com exames de faixa, é alertar a sociedade sobre a importância de treinar taekwondo com faixas pretas que possuem ou já possuíram registro na entidade ou que sejam detentores de certificado de entidade internacional reconhecida, como o da Kukkiwon.