Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Continuam teimando em juntar o Sub 21 com Juvenil e Adulto


Marcus Rezende

No início do ano, li no site da CBTKD que o departamento técnico havia resolvido estabelecer que atletas a partir de 16 anos poderiam lutar na categoria Sub 21. Pensei comigo: até que em fim; uma dedução óbvia.
Venho falando isso desde a implantação da ideia desta nova categoria, pois o que se pretende com o Sub 21 é descobrir aquele atleta em potencial para investimento a médio e longo prazo.
Todavia, erram quando continuam teimando em realizar as competições desta categoria na mesma data da adulta e juvenil. É impressionante!!! Impedem que jovens de 16 a 20 se testem com os que estão acima desta idade.
Vou comentar de novo pra ver se essa turma toma jeito e faz a coisa de forma lógica. Onde houver competição da categoria Adulto (entre os faixas pretas), não é producente pôr a Sub21 e a Juvenil. Isso por uma dedução óbvia: há atletas com 16 ou 17 anos explodindo e que, em muitas ocasiões, surpreendem atletas com mais de 21 anos. Nem por isso deixam de lutar também na Juvenil, muito menos na Sub21.
Aí vão dizer: precisamos aproveitar a logística da competição.
Por favor, uma economia burra, me desculpem...Vamos tratar as coisas de forma mais séria.
Quando se separa estes atletas em uma mesma competição por meio destas 3 categorias, sendo que poderiam lutar em uma única, torna-se muito mais complicado descobrir quem realmente se pode apostar. Além disso, tira-se a oportunidade destes atletas mais jovens se defrontarem com alguns renomados e experientes atletas. Só mesmo no taekwondo para entenderem que um jovem de 20 anos deve lutar fora da categoria adulto.
A competição Sub 21 precisa ser realizada de forma separada. No máximo em conjunto com os Cadetes e os Masters. Assim também na categoria juvenil. Todavia, os dirigentes do nosso taekwondo parecem não raciocinar e querem dividir tudo em um mesmo evento.
E dessa forma, os erros desportivos dentro desta entidade se perpetuam. A famigerada Seleção formada para o ano todo completa 11 anos sem resultados significativos, em vista dos investimentos empregados. Não vamos falar aqui de Natália, Diogo ou Márcio Wenceslau, atletas forjados em época de vacas magras. Estes não contam. E nem vamos ficar enaltecendo conquistas sul-americanas ou pan-americanas, pois elas sempre ocorreram antes do dinheiro público jorrar... A verdade tem de ser dita: o taekwondo brasileiro, depois que este sistema foi implantado, caiu drasticamente.
Quanto ao Sub21, vamos ver quanto tempo vão demorar com a mesma teimosia.