Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Escola de Taekwondo de Niterói completa 20 anos


Foto: Flávio Saturnino
Velha Guarda: Marcus Rezende, José Paulo, Lucas Trindade, Ricardo Andrade, João Fábio, Wellington Marques, Leandro Petersen, Raoni Aguiar e Adriana Santos

A Escola de Taekwondo Highway One, de Niterói, comandada pelo mestre Ricardo Andrade, comemorou 20 anos.   A festa foi grandiosa e à altura do trabalho realizado na cidade desde 1992. Os convidados puderam conhecer um pouco da história da HO por meio de um telão pelo qual foram mostradas fotografias que traçavam a história do mestre e de seus alunos. Em outro ambiente, em uma TV (cercada por troféus), filmes de treinos, competições e viagens realizados pelo grupo ao longo destes 20 anos eram apresentados.
Ricardo homenageou e foi homenageado. Ele entregou uma faixa preta honorária a Yani Gurgel, mãe do faixa-preta José Paulo Gurgel (aluno de Ricardo e técnico da equipe de competição da HO). A homenagem foi um reconhecimento à efetiva participação dela em todos os momentos da Escola, ao longo de todos estes anos.
Eu também fui homenageado e fiquei muito lisonjeado. Agradeci dizendo que me sentia um privilegiado por fazer parte de um grupo tão coeso e importante. Mesmo sendo chamando de seu professor, ressaltei que Ricardo foi quem sempre me ensinou ao longo de todos estes anos de parceria.
   Ricardo, que foi técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo de 1996 a 2003, lembrou a influência positiva da esposa, Karina Couzemenco (tetra campeã brasileira, campeã Sul-Americana e Bronze na Copa do Mundo de 2000), aos atletas da equipe e registrou a presença do atleta da Seleção Brasileira, Douglas Marcelino, que passou a treinar com ele na adolescência.
Ele fez um agradecimento especial aos parentes presentes e embargou a voz ao lembrar do pai que faleceu recentemente. A tia-avó, Júlia Sanches, de 94 anos, fez questão de se levantar e, de perto, dirigir lindas palavras ao sobrinho-neto.
O ponto mais emocionante, no entanto, foi quando o aluno Lucas Trindade (doutor em Biologia e que mora e trabalha no Japão) pegou o microfone para expressar em nome de todos os alunos da família HO, um agradecimento àquele que direcionou o caminho de cada um dos que ali estavam. Lucas disse que os ensinamentos de ética, conduta, perseverança apreendidos foram muito importantes para os primeiros anos de estudo no Japão.

RICARDO, PARABÉNS POR MANTER A CHAMA DO TAEKWONDO DE NITERÓI SEMPRE ACESA. A FAMÍLIA HIGHWAY ONE AGRADECE!