Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PPE dificulta entrada de praticantes ao sistema WTF GMS e ainda quer trazer Mundial para o Brasil

Marcus Rezende

O site Bang publicou matéria dizendo que CBTKD vive momento especial também no cenário internacional e que o Presidente Provisório em Exercício da entidade nacional travou reuniões com os presidentes da Federação Mundial (WTF) e  União Panamericana de Taekwondo (PATU) em Londres, por ocasião dos Jogos Olímpicos, e que o PPE disse que foi muito bem recebido por ambos e que deseja trazer o Mundial de 2015 para o Brasil. Até aí, morreu o Neves. O Brasil, depois da Copa do Mundo de 1996, no Rio de Janeiro, nunca mais cogitou qualquer outro evento em nível mundial. 
Já estava mais do que na hora se falar sobre um evento deste porte no país. Todavia, é preciso saber se esta gestão terá competência para alinhavar tal compromisso, pois se não conseguiu reter recursos para levar os 20 atletas da equipe juvenil para o campeonato mundial deste ano, tampouco a equipe principal para o Sulamericano na Argentina o que dizer quanto a capacidade para organizar um campeonato mundial? É ATERRORIZANTE.
Segundo o texto, a reunião se encerrou COM CHAVE DE OURO por conta de um convite aceito pelo presidente da WTF para que visitasse o Brasil. Mas o que há de espetacular nesta notícia?
Confetes e serpentinas à parte, o que interessa mesmo é como a CBTKD está pensando em desenvolver o taekwondo brasileiro. E na sanha da involução já começam a fechar as portas a muita gente quando decidem formato e valor do cadastro dos praticantes ao sistema WTF GMS. 
  Segundo o que está publicado, somente os que estiverem em dia com a sua federação estadual poderão se registrar. Ou seja, os praticantes e seus respectivos clubes não terão autonomia, mesmo que o interessado seja um faixa preta com certificado da entidade nacional ou mesmo internacional.
Para poderem se registrar, terão (segundo o que foi divulgado) de estar registrados na federação estadual e em dia com ela. Ou seja, a CBTKD parece estar se lixando par a Constituição Federal e seu Art. 5º, XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Será que o PPE já leu o artigo quinto da Carta Magna? 
   Doutor, são só 78 incisos. Não vai demorar muito. Assim a CBTKD vai deixar de cometer algumas insanidades administrativas.
E por fim, para fechar com a CHAVE DE LATA, o valor do registro no sistema WTF GMS: R$ 120, já valendo o registro na CBTKD. Ou seja, pra ser de lá é preciso ser daqui. Seria mesmo este o valor real? Hummmmmmmmmmmm. Tem algo estranho neste angu.