Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Federações de taekwondo há 30 anos sem entender o papel dentro do esporte e da arte marcial


Marcus Rezende

A Federação do Distrito Federal fará a sua seletiva para a escolha dos atletas que vão compor a seleção da federação (para a disputa do Campeonato Brasileiro), na próxima terça-feira a partir das 18h. O fato atípico está dando o que falar, pois alguns atletas estão indignados com a postura da entidade que, historicamente, sempre realizou suas competições nos finais de semana. Muitos estudam e trabalham e terão que optar por uma coisa ou outra.

 O caso acima é tão-somente um exemplo do que venho falando há12 anos sobre a situação anacrônica de formação de seleções estaduais para competições nacionais por federações (coisa de país e dirigentes atrasados). Isso está destruindo o taekwondo brasileiro. Será que não há um dirigente que possa abrir a boca e dizer que federação tem mais o que fazer do que ficar se preocupando em formar seleção do estado?
Parece que as federações vivem o ano inteiro no interesse de realizar etapas estaduais, formar uma seleção e viver o momento mágico de se tornar uma equipe e tentar conquistar o título. Aqueles três dias em que vão vestir atletas com o uniforme da entidade, vão escolher um técnico para cuidar deles (e na maioria dos casos obrigar que os atletas da seleção participem dos treinos que a federação programar, como se a entidade soubesse o que é melhor para aqueles atletas). Aí, nos dias do evento se reúnem com outros presidentes de federações para o que devem considerar uma grande festa. Sentam-se à mesa ornamentada e alguns devem se sentir as figuras mais importantes do taekwondo brasileiro, pois têm o poder sobre aquela seleção estadual, até mesmo para determinar, em alguns casos, que gritem em coro o nome do Estado enquanto um dos atletas está em combate.
Será que essa elite ainda não percebeu que o papel de uma federação não é esse, mas sim o de organizar e fomentar a modalidade no estado, mantendo-se quietinha em seu canto, quando ocorre uma competição? Veja o Brasileirão de Futebol. Onde estão as federações estaduais e seus presidentes? Nem são lembrados. Por quê? Porque a festa é para os clubes e jogadores. Da mesma forma teriam de ser o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de taekwondo: disputados por academias, clubes e associações?
Aí vão dizer: mas os Opens e o Interclubes já fazem este papel. Aí eu digo: são competições de todas as faixas e categorias e os PRETAS são jogados no meio.
  O clube, a academia, associação, o treinador e o atleta querem ser campeões do CAMPEONATO BRASILEIRO e da COPA DO BRASIL.

Você sabia:

Que a CBTKD se reúne em Assembleia extraordinária nesta sexta-feira, 27/07, para discutir uma punição à Federação de Taekwondo de Minas Gerais por motivos não informado no edital? Alô, Minas Gerais, vamos acordar para hora do Brasil. Cadê o corpo jurídico da federação mais organizada do Brasil? Vocês têm que se mexer. Poderiam começar indo a imprensa local e apresentar o balancete 2011 da CBTKD e os recibos  que a FETEMG possui de pagamentos que não aparecem no balancete da confederação. Em tempos de olimpíadas, quem é que não quer exclusividade?