Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Federação Mundial de Taekwondo divulga chaves preliminares das Olimpíadas


Marcus Rezende

Fotos: esporte.uol.com.br /esportes.r7.com

Os caminhos para o pódio Olímpico dos brasileiros Diogo Silva e Natalia Falavigna já estão parcialmente traçados com a divulgação preliminar das chaves das lutas feita pela Federação Mundial de Taekwondo.
Diogo ficou em uma posição na qual, para chegar à final, terá de enfrentar na semifinal (se vencer as duas primeiras lutas) o excelente atleta iraniano Mohammad Bagheri, que, provavelmente, vai passar por seus adversários preliminares.
O alento do brasileiro está em saber que não terá pela frente (a não ser na final) o turco Servet Tazegul, o turco louco, favoritíssimo à medalha de Ouro. Da última vez que se enfrentaram, Diogo perdeu por 12 x 0.
Em vista do posicionamento de alguns dos atletas já relacionados nesta categoria até 68 kg, e fazendo uma análise do histórico de cada um deles, a final deverá ser entre o turco e o iraniano, cabendo ao brasileiro, lutar, na repescagem, por uma das medalhas de bronze.
Porém, antes disso, Diogo vai precisar vencer a primeira luta (que ainda será definida), bem como a segunda cujos adversários apenas um já se sabe quem poderá ser: o Jordaniano Mohammad Abulibdhe (perigosíssimo nos nerios tchaguis com ambas as pernas), que também espera pelo sorteio de quem irá enfrentar.
Já Natália Falavigna (que luta na categoria acima de 67 kg) também só encontrará a mexicana Maria Espinoza (Ouro em Pequim) se chegar à final. Porém, a primeira luta da brasileira ainda será definida. Entre as atletas que serão sorteadas, está a coreana In Jon Lee. Caso não seja ela (entre as oito atletas aleatórias), Natalia tem tudo para vencer e passar à segunda luta que será com a vencedora do confronto entre a francesa Anne Caroline Graffe e outra atleta também a ser sorteada (que pode também ser a mesma coreana). 
Graffe foi campeã Mundial em 2011 no peso acima de 73 Kg e foi chamada para o lugar de Gwladys Épangue (bicampeã mundial na categoria até 73 Kg), que se lesionou. Anne Caroline Graffe é uma atleta muito forte e que faz uso dos disparos vindos de trás, sobretudo com a perna direita. A francesa também faz muito bom uso dos socos no colete. Natalia, neste enfrentamento, poderá se prevalecer da velocidade e da maior diversidade técnica.
Vencendo Graffe, Natalia chega à semifinal, para enfrentar ou Nadin Dawani, da Jordânia, ou Wiam Dislam, do Marrocos, ou mesmo a coreana que poderá também ser sorteada a enfrentar uma das duas. Vamos torcer para que In Jon Lee caia do lado da mexicana.