Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

EXAME DE FAIXA uma OPORTUNIDADE PARA OPORTUNISTAS


Marcus Rezende

Faz tempo que eu não falo sobre o assunto Exames de Faixas no Brasil, que se configura no grande negócio de espertalhões que exploram o trabalho alheio alegando estarem dentro da legalidade e respeitando um regulamento criado por eles mesmos.
É como se o REI dissesse assim: “Meus ELEITORES eu criei um regulamento dando todos os poderes sobre os exames de faixa a vocês. As taxas têm que ser pagas a vocês. Será que vocês aprovarão este regulamento?” São 27 ELEITORES. 
Diga aí ELEITOR se você é contra.
Eu fico impressionado como não sentem vergonha, estes que se dizem mestres de taekwondo e mesmo grão-mestres, quando retiram de outros mestres, que vivem do trabalho de ensinar (mas que não são dirigentes), percentuais de uma taxa de exame estabelecida pela própria federação que ele dirige.
Os valores são publicados nos sites das entidades e o dirigente realiza as ilegalidades ou imoralidades (como queiram) sem nenhum sentimento de culpa. A Federação cria a sua casta de mestres examinadores, os quais são intitulados arautos do conhecimento maior das técnicas do taekwondo, em detrimento de outros mestres brasileiros que não podem examinar seus faixas pretas.
Eu fico observando esta COISA NOJENTA e me dá uma enorme tristeza, pois o discurso deles é elaborado tão porcamente que somente os tolos se submetem. A desculpa é sempre a mesma: a federação é responsável pelo bom nome do taekwondo e existem muitos mestres incompetentes ensinando e examinando e a federação não pode deixar isso acontecer.
Aí, os que não se submetem às regras são marginalizados, porém não deixam de ensinar; apenas param de incentivar que o aluno queira ser competidor. Quem é que perde? O taekwondo competitivo brasileiro.
Então, diante do exposto, eu sugiro: por que não mudam a fórmula? Façam o seguinte: criem suas bancas examinadoras, mas não cobrem nenhuma taxa de exame; cobrem somente a taxa de registro na federação e deixe que a taxa de exame seja de responsabilidade do mestre direto daquele aluno examinado. Se ele quiser cobrar R$ 10 pelo exame de Preta, o problema é dele, da mesma forma que se quiser cobrar R$ 10 mil. Daí eu quero ver se os arautos vão fazer questão de formar uma banca examinadora pelo bom nome do taekwondo.
Os que estão no poder, hoje, e que não querem mexer no jogo, se arrepiam quando alguém vem com esse tipo de assunto. 
Os dirigentes, na certeza de que vão permanecer no poder, teimam em atrelar os exames de faixas às competências administrativas da entidade estadual. Porém não conseguem deixar a coisa redondinha, pois ela é quadradinha e não se encaixa à legalidade.
E nessa toada ficamos nesse joguinho de entidades fracas e chantagistas, todavia com um taekwondo marcial  seguindo com vida própria, pois os alunos não largam o mestre porque ele deixou de participar das atividades da federação.
Tolo mesmo é quem acredita nisso.