Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

China: a força vermelha do taekwondo

Fotos:
2008teamchina.olympic.cn /
em.mastaekwondo.com
  O forte taekwondo chinês vai para as Olimpíadas de Londres com três atletas. A mais leve é Wu Jingyu (E), até 49 Kg, de 25 anos.  Para mim, é a favoritíssima ao bicampeonato olímpico. Sou fá desta atleta cujos recursos técnicos resgatam a beleza de um taekwondo vistoso e de plasticidade ímpar. Vai lutar referendada por uma bela trajetória iniciada em 2004, quando arrebatou o Mundial Juvenil. Depois venceu o Mundial adulto de 2007, se consagrando com a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Em 2010 ganhou o Campeonato Asiático e em 2011 o Mundial e a Seletiva Olímpica para Londres. Este ano venceu de novo o Asiático. Dizer o quê mais?
Wu Jingyu tem como característica manter grande distância do adversário e disparar rápidos nerios tchaguis (chutes cuja trajetória é de cima para baixo).
Outra fera chinesa vem da categoria até 57 kg. É Hou Yuzhuo (acima) de 24 anos, também com grandes chances de subir ao pódio, pois é bicampeã mundial (2009 e 2011) na categoria até 57 kg.
Yuzhuo luta mantendo a perna direita atrás e utilizando bandais de trás de forma sequencial. Busca, na base aberta, aplicar nerio tchagui de direita. Uma de suas técnicas é fingir que vai girar, mas a intenção é aplicar outro chute. Todavia, em minha opinião, as favoritas ao ouro nesta categoria são Anna Zaninovic da Croácia e Tseng Pei Hua, da China Taipei.
Liu Xiaobo da categoria acima de 80 Kg tem 28 anos (Em cima à direita). Em minha opinião não tem chances da medalha de Ouro, que deverá ficar com o coreano Dong Min Cha. Porém, tem chances de subir ao pódio. Foi vencedor do Campeonato Asiático de 2008 e vencedor da Seletiva asiática para os Jogos Olímpicos de Londres.
Ele gosta de lutar mantendo boa distância. Deixa geralmente a perna esquerda atrás com a qual dispara o bandal encurtado. Com a perna da frente opta por tolho no rosto e escoras. Quando troca de base, mantém praticamente o mesmo padrão estratégico de luta.