Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Votação de Presidente provisório mostra o quanto o querem longe do mandato

José Afonso
A enquete recente promovida pelo Site TaekwondoNews está dando o que falar. A idéia era tão-somente demonstrar quais os nomes relevantes no cenário nacional que poderiam ocupar a cadeira de presidente da CBTKD.
A iniciativa virou sensação, a ponto de blogs anônimos, incomodados com os resultados divulgados, sugerirem manipulação dos números. Isto estimulou ao TkdNews expor o resultado completo da enquete.
Para espanto daqueles que conhecem e estudam a política do taekwondo, não houve surpresa relevante. E bastariam os 11 primeiros colocados, para fazermos uma análise mais responsável, já que os demais foram lembrados pelo que representam para o tkd nacional e não necessariamente como possíveis candidatos:
Eis a votação
01 – Marcelino Soares (58)
02 – Yeo Jun Kim (43)
03 – Fábio Goulart (41)
04 – Yong Min Kim (37)
05 – Yeo Jin Kim (31)
06 – Marcelo Rezende (26)
07 – Menos o Atual Presidente (21)
08 – Juliano Tomé (17)
09 – Carlos Fernandes (13)
10 – José Antônio Soares da Silva (12)
11 – Carlos Negrão (11)
A colocação de cada um não surpreende. Reflete o calor das circunstâncias que permeiam o ambiente político do tkd brasileiro. Um fato curioso chama a atenção: o presidente da Federação Gaúcha de Taekwondo, Olzemir Machado, que se lançou candidato ano passado, sequer foi lembrado. Outro fato que não surpreende é a alta rejeição do atual mandatário provisório da entidade em questão.
Pior que a rejeição foram as intenções de votos que ele teve: 13. Se tirarmos o voto dele mesmo, seriam 12. Considerando ainda que o restante dos votos possa ter sido de presidentes de federações, ávidos por receberem o aporte financeiro que virá do Ministério dos Esportes, o PPE realmente foi execrado eleitoralmente. Uma votação demonstrativa de que o entronizado não detém a maioria do parco colégio eleitoral da entidade.
Outro fato que surpreendeu foi a votação do Superintendente Executivo da Entidade, Juliano Tomé, um dos mais competentes assessores da atual gestão. O mesmo teve mais intenções de voto do que o próprio presidente. É de se entender, pois o pouco que se conseguiu de organização naquela casa, deve-se a ele. Porém, já circula nos bastidores que Juliano esteja de saída da CBTKD, o que será uma grande perda para a pouca credibilidade que entidade ainda possui.
  Considerando que tudo nos faz crer que a enquete não apresenta grandes discrepâncias com a realidade que vivemos, esta contribuição do Site TkdNews  desencadeia de vez o embate eleitoral, norteando por ai, boa parte dos acordos e arranjos que virão a partir de agora.

José Afonso é faixa-preta de taekwondo e articulador do site Tkdlivre