Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PPE no Acre e os 40 faixas pretas da LIGA


Marcus Rezende

Ando recebendo alguns e-mail dando conta de que o Presidente Provisório em Exercício da CBTKD esteve, no último final de semana, no Acre fazendo exames de graduação de 40 faixas pretas da Liga Nacional de Taekwondo.
Sob o ponto de vista da legalidade não vejo nada de mais, pois o PPE tem a certificado de mestre 7º Dan, o que dá a ele prerrogativas para graduar faixas pretas. Ademais, sempre fui contra essa história de que os mestres brasileiros precisam estar presos aos seus estados e que somente podem examinar na própria região e ainda se autorizados pelo presidente da federação do estado. Sob o ponto de vista da contradição do imbróglio CBTKD x LIGA, o fato se constitui em um desastre, bem como uma ação desatinada. Isso porque o próprio PPE é um dos articuladores da desfiliação da LIGA dos quadros da CBTKD (um caso que está na JUSTIÇA).
Sob o ponto de vista de alguém que deveria demonstrar MORALIDADE, outro desastre, pois na posição de Presidente Provisório em Exercício deveria se sentir e se apresentar impedido de realizar exames (a não ser que fossem alunos próprios) e não se aproveitar da posição de mandatário da entidade. Sob o ponto de vista da igualdade entre os mestres brasileiros, outro disparate, pois é só imaginar se o convidado a examinar no Acre (faixas pretas da LIGA) tivesse sido o grão-mestre Yeo Jun Kim (presidente da FETESP), ou o mestre Marcelino Barros (Vice da FETEMG) ou outro grão-mestre de qualquer outro estado. Conseguiriam eles registrar os 40 faixas pretas da LIGA à CBTKD? Dificilmente. Sob o ponto de vista do Estatuto e do famigerado Regulamento de Exames de Faixas Pretas, não há como entender como um dirigente se expõe de tal forma em troca sabe-se lá de quê. Sabe-se sim.
Acontece que antes não podia; agora pode. O Juca (ex-presidente da Federação do Acre) foi tirado, o substituto dele se tornou inconfiável. O que fazer? Chamar o líder da LIGA no Estado, examinar os faixas pretas da entidade (antes clandestina) e formar uma nova federação com este novo grupo? O novo dono do pedaço, que era da LIGA, daria uma banana para o presidente Nacional (Yeo Jin Kim) e torna-se-ia o presidente da federação sob o beneplácito de Carlos Fernandes?
Ganha-se no exame e no voto.