Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

Associações de Taekwondo precisam de uma liderança nacional

Marcus Rezende

O taekwondo precisa de uma solução. E isso é urgente. As continuadas administrações incompetentes da CBTKD e de grande parte das federações estaduais está causando um irreparável dano ao futuro desta modalidade no Brasil.


Os atletas, professores e mestres, os que formam a base de todo o processo de surgimento de talentos, estão literalmente abandonados pelas estruturas administrativas. Parte significativa dos presidentes se preocupam mais com a arrecadação dos exames de faixa (ou com algum cargo dentro da entidade máxima), do que, por exemplo, com o reduzido número de praticantes registrados às entidades. E eles pouco se importam com a evasão de seus filiados. O dinheiro público está jorrando em CAIXA. Mesmo sabendo que a legislação desportiva preveja como imoral a duplicidade de funções, alguns presidentes não abrem mão dos cargos remunerados. Alguém pode entender isso como compra de voto? Você, leitor, entenderia assim? Em meio a excrescência, o fomento da modalidade, sobretudo o da arte marcial, está à míngua. Alguém tem que tomar a rédea de uma ação que traga, de forma congregadora, as agremiações deste país afora para um caminho participativo nas esferas competitivas de luta, arte marcial e poomsae.


Se o taekwondo continuar dependendo do sistema atual, viciado, com gente incompetente à frente das administrações que se sucedem, vamos continuar amargando derrotas em todos os níveis. É preciso que alguém assuma a ideia de trazer, sem intermediários, todas as associações deste nosso grande Brasil para um grande congraçamento.