Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Oposição apresenta suas armas

O site Tkdlivre deu publicidade a dois ofícios de duas federações de taekwondo filiadas à CBTKD: Federação de Taekwondo de Rondônia (Fetron) e Federação de Taekwondo de Minas Gerais (Fetemg). Ambas rechaçam as alterações feitas no estatuto da CBTKD, em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida em Novembro de 2011, alegando que tais alterações não fora tema de discussão na AGE.

O presidente da Fetron, Robson Almeida de Oliveira, escreveu que a nova redação “além de ferir a nossa constituição e a autonomia das federações, fere também os profissionais que trabalham com o nosso esporte”. No documento ele acrescenta que não aceitará a imposição e a negativa de se conversar e discutir cada artigo e cada parágrafo do estatuto que considera capcioso. Robson ressalta ainda na carta aberta publicada no site que a insatisfação será mantida. “Se este ou aquele dirigente, beneficiado ou não por pequenos agrados não entender o que de fato está posto no estatuto, nós simplesmente lamentaremos...”, declarou, assegurando que mesmo sendo tratada com desdem e preconceito, a federação não será subjugada por sua coragem e postura. O dirigente de Rondônia finalizou dizendo que estará protocolando em caráter de urgência pedido de nova AGE para alteração dos artigos que ferem a Constituição do país.

Do outro lado, em Minas Gerais, a Federação daquele estado publicou um parecer jurídico confirmando o que salta claramente aos olhos de quem conhece pelo menos um pouco de nossa Carta Magna.

A assessoria jurídica da Fetemg apresenta os erros jurídicos de alguns dos artigos aprovados pela AGE de Novembro passado. Dentre eles: limitação de idade mínima de 40 anos para disputar o cargo de presidente da CBTKD; proibição de brasileiros naturalizados disputar a cargos eletivos dentro da entidade nacional e também a não permissão de que concorram à presidência da CBTKD aqueles que nunca foram presidentes de federações por pelo menos cinco anos.