Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Má ação na conta de quem a pratica

Marcus Rezende

A não confirmação de minha graduação de 6º Dan pelo órgão internacional Kukkiwon, que resolveu registrar-me como 5º dan, mostrou claramente que a coisa foi direcionada e a conivência comprovada. Este foi o único caso dentre todos os mestres que conheço, que se submeteram a banca examinadora do órgão internacional, no Exame Especial de equiparação de graduação nacional com a internacional, em Novembro passado, aqui no Rio,

Antes do exame houve um curso de atualização. Porém, em determinado momento do evento, o tradutor pegou o microfone e disse que o exame, no dia seguinte, não poderia ser filmado e que alguns mestres poderiam ter a graduação rebaixada. Liguei na hora o sinal de alerta, pois parecia a senha da pouca vergonha anunciada e da resposta a ser dada a quem faz críticas a atual administração.

Mesmo assim, quis não acreditar que pessoas de reputação ilibada pudessem se submeter a tamanha pequenez. Porém, seguro morreu de velho, resolvi pedir que filmassem o meu exame (o qual anexo para o leitor poder tirar as próprias conclusões) por uma fresta de uma das janelas. Estou ao fundo, no vídeo. Minha apresentação não foi nem melhor nem pior do que a dos meus amigos mestres. Isso o leitor poderá perceber.

http://www.youtube.com/watch?v=Y_v9lK-B1d8&feature=youtu.be

É importante que se diga que a vinda da entidade internacional ao Brasil, em Novembro passado, era tão somente para a convalidação dos diplomas nacionais expedidos pela CBTKD e não para avaliação e redução de dans. Todos os meus amigos tiveram suas graduações convalidadas.

No fundo, no fundo, a atitude de diminuir minha graduação não fará grande diferença para mim. Como diria o pai de um grande amigo: “A má ação vai sempre ficar na conta de quem a pratica”