Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quem é Sub 21 em 2012?

Marcus Rezende



Eu sempre que escrevo alguma coisa crítica neste blog, procuro contribuir com alguma sugestão para a entidade nacional que administra o nosso taekwondo, mesmo percebendo que ela em diversos aspectos está muito capenga. Vejamos por exemplo esta questão do Sub 21. E la vai eu novamente insistir para os caras entenderem algo simples que teimam em complicar
Além do erro de juntarem nas mesmas competições o adulto com o sub21 (impedindo que o atleta opte por uma ou por ambas as categorias), não definem o ano limite de nascimento de quem seria sub21 em 2012, por exemplo. Pode ocorrer termos jovens de 20 anos, nascidos em 1991, lutando nesta categoria e ao completar 21 ficar impedido de seguir nela, porque já será um atleta com 21 anos completos; ou seja, se é para seguir o padrão da categoria Juvenil, SUB em 2012 é todo aquele que vai permanecer com 20 anos até o fim de Dezembro. Isso não é difícil de entender.


É o que acontece no Juvenil. Às vezes o garoto tem 17, mas completa 18 no ano do Mundial. Este ano, por exemplo, para o Mundial juvenil que será no Egito, o jovem deve ter nascido entre 1995 e 1998. Fora desta faixa não vai poder competir. Consequentemente não poderá entrar na seletiva de seu país. Se o garoto, por exemplo, nasceu em Novembro de 1994, mesmo estando com 17 anos no mês do Mundial, na verdade já estaria com o 18º ano de vida em curso, portanto fora da faixa.


Dessa forma, cabe à direção técnica da CBTKD definir para a Sub 21 os mesmos critérios. Isso é simples de fazer e ajudaria aos treinadores em suas prioridades, bem como aos dirigentes regionais, no sentido de seguirem o mesmo padrão em suas competições estaduais.Lembrando mais uma vez: Sub 21 é todo aquele com menos de 21 anos. Sendo assim, o garoto de 16 anos, apesar de ser um Juvenil, também é um Sub 21, podendo competir nas duas faixas etárias.