Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Notícias sobre a novela Kukkiwon no Brasil

Marcus Rezende

O mestre Ricardo Andrade, mestre de taekwondo de Niterói (RJ), esteve travando contato com a CBTKD questionando-a sobre o atraso no recebimento dos certificados de Dan da Kukkiwon, referentes ao exame de equiparação realizado no Rio de Janeiro (pela banca examinadora internacional), no dia 20 de Novembro de 2011.
Segundo o mestre, a informação recebida pela entidade nacional foi a de que a KKW enviará os certificados em um único malote e que o atraso ainda se deve porque parte dos mestres que prestaram exame não entregaram todos os documentos no prazo.
Ora, eu pergunto: o que tem a ver o pé com o calçado?
Se os certificados já estão prontos para serem enviados ao Brasil, por que nossos nomes não constam ainda nos autos da entidade, sobretudo no site oficial?
Nós, mestres de todo o Brasil, queremos (sim) o nosso certificado, pelo seu valor simbólico, para colocarmos em um quadro bonito, ou mesmo guardá-lo, e o encaminhamento pelo correio a gente aguarda, sem problemas. Todavia, o que nos interessa mesmo é a consignação de nosso registro internacional disponível para consulta por meio virtual.
Se tudo estivesse realmente certinho, já teríamos acesso a estes dados.