Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SUB 21 na pauta do dia

Marcus Rezende

Falando da nova categoria SUB 21, é preciso entender sua importância como pré-requisito para que a entidade receba novos incentivos financeiros nos próximos anos. O que se pretende, na verdade com esta categoria é simplesmente definir atletas que estarão com idade propícia para as futuras competições internacionais da modalidade, sobretudo nas Olimpíadas de 2016, e patrocinar a safra.
Ao se estabelecer, por meio de competições exclusivas nesta categoria, a cada ano, até 2015, por exemplo, a CBTKD terá um norte a seguir com as parcerias públicas e privadas, indicando as futuras promessas da modalidade. Em outras palavras: a entidade saberá exatamente em quem investir.
Vamos pôr como parâmetro o atleta Márcio Wenceslau. Ele pode até (quem sabe) estar em 2016. Mas a tendência, até mesmo por conta da idade, é que outro atleta brasileiro o supere. E é nessa expectativa que entra o SUB 21. Um jovem com 58 quilos que não consiga hoje superar o nosso melhor atleta poderá receber incentivos que o faça, depois de alguns anos, chegar a um nível físico e técnico que o leve a ter chances reais de superá-lo e conquistar medalhas em todas as competições de que participe. E tais ações seriam para todas as categorias de peso.
Outro detalhe importante é quanto ao cuidado na hora de se promover as competições desta categoria. O mais adequado seria que a SUB 21 ocorresse no máximo em conjunto com a categoria Master. Jogá-la ao mesmo tempo (em competições nacionais) com o JUVENIL e ADULTO acaba inviabilizando a participação de atletas novos na categoria ADULTO, bem como os de 16 e 17 na própria SUB 21. Esta é uma categoria diferenciada, pois seus participantes às vezes transitam tanto na JUVENIL como na ADULTO. Portanto, precisa ser trabalhada com muito zelo.
Já é possível, agora, por exemplo, a CBTKD estabelecer um ranking desta categoria buscando por meio das competições ocorridas no último ano os atletas desta categoria de idade que se sobressaíram. Daí, privilegiá-los nas posições das chaves das competições seletivas da Confederação.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O AP tchagui do Século

Em uma performance magistral o campeão de MMA Anderson Silva derrotou o compatriota Vitor Belford na disputa pelo cinturão dos pesos médios do UFC . A luta da edição de 126 aconteceu na madrugada do dia 6 de fevereiro.
No terceiro minuto de combate, Anderson desferiu um certeiro e perfeito Ap tchagui no queixo de Belford que foi à lona. O Aranha ainda partiu para cima de um oponente quase adormecido para ainda aplicar dois socos, quando o árbitro interveio e deu fim ao combate.
O campeão dedicou a vitória ao astro de cinema e mestre em Aikidô, Steven Seagal. Anderson disse que treinou bastante o chute e que Seagal o ensinou como aplicá-lo.


Veja em câmera lenta por meio do link abaixo

http://www.mmaconvert.com/2011/02/06/steven-seagal-taught-anderson-silva-the-front-kick-that-he-knocked-vitor-belfort-out-with-at-ufc-126/