Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Curso da Kukkiwon traz excelência técnica a professores e mestres brasileiros

Terminou neste domingo a maratona que envolveu dois dias de intenso treinamento de poomsaes com o renomado grão-mestre da Kukkiwon, Lee Chong Kwan, e com o exame de equivalência de dan dos mestres brasileiros, realizado no terceiro dia, pela banca examinadora da entidade internacional.

No primeiro dia, o grão-mestre corrigiu os movimentos dos poomsaes de Taekguk O'djang a Chungkwong. Com muita paciência e total atenção aos taekwondistas brasileiros, Lee fazia as observações pertinentes às técnicas que deveriam ser treinadas e apresentadas no dia do exame.

O grão-mestre, de 61 anos, e que já está aposentado (e que abriu uma exceção para vir ao Brasil) se mostrava entusiasmado. Ele procurava deixar claro que entendia a particularidade dos movimentos próprios de cada estilo desenvolvido no Brasil ao longo destes mais de 40 anos, mas que tinha a obrigação de mostrar e exigir que os examinandos apresentassem seus poomsaes da forma com que a Kukkiwon tem cobrado nos exames que realiza.

No sábado, o treinamento tornou-se mais intenso ainda. Lee não deu trégua a ninguém e os poomsaes foram repetidos exaustivamente. Houve quem dissesse: “treinei nesses dois dias mais poomsaes do que em toda a minha vida de taekwondo”. Presentes ao curso, pude verificar muita gente boa e praticantes ainda com muita dificuldade. Fiquei impressionado em particular com a qualidade técnica do casal Márcio Louzada e Manoela Pontual, do Rio, bem como também da menina Érica do Distrito Federal. A qualidade dos movimentos deles se destacavam e denotavam o quanto estão treinando as formas do taekwondo.

Não posso deixar de dar destaque também ao que apresentou o mestre Renato Ribeiro, do Rio, nosso representante brasileiro em todos os mundias de poomsaes. Ele interagiu muito com o grão-mestre da Kukkiwon, pedindo respostas sobre diferenças na execução de técnicas exigidas pela entidade, as quais a WTF cobra de forma diferente.

No Domingo aconteceu a equivalência da graduação de cada mestre inscrito. Os postulantes à validação de dan nacional se apresentaram para a banca examinadora com muito empenho. Diferentemente do que a entidade internacional costuma cobrar em seus exames, desta vez a banca examinadora resolveu exigir que os mestres lutassem entre si. Algumas lutas pegaram fogo, mas com muito respeito e maturidade de todos.

Além da parte técnica, todos os mestres 6º e 7º dans vão ter ainda de enviar à CBTKD, no prazo de uma semana, uma tese de 10 páginas. A grande preocupação ficou por conta da notícia de que a graduação nacional pode ser ou não convalidada. Pior, o Porta-Voz da entidade, o português César Valentin, disse que, dependendo do exame, o postulante ao dan pretendido pode não receber o certificado com a graduação que postulou, mas sim com uma inferior.

Agora é aguardar pelo resultado que deverá ser publicado no site da Kukkiwon.