Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Diploma estadual para fazer curso da Kukkiwon

Marcus Rezende

A CBTKD finalmente publicou as regras para a realização do Seminário da Kukkiwon para a respectiva equivalência de Dan. Porém, o que antes parecia uma facilidade criada pela entidade internacional, tornou-se uma dificuldade quase que intransponível capitaneada pela CBTKD. Tanto na nota da Kukkiwon como na NOTA PRESIDENCIAL havia o compromisso facilitador à inscrição com o seguinte quesito: “...poderão candidatar-se ao DAN Kukkiwon, os detentores da Faixa-Preta da CBTKD”. Ou seja, a qualquer entendedor, bastaria ao faixa-preta possuir o certificado da CBTKD. É o que basta à Kukkiwon.
Agora exigem que o candidato esteja em dia com a Confederação e a federação de seu estado, bem como possua, ainda, além do nacional, o certificado estadual. Para quê, se ele possui o da CBTKD? A Kukkiwon vai avaliar o certificado estadual de cada federação? Lógico que não. Seria como pedir o certificado do ensino médio para cursar a pos graduação. Um preciosismo que faz a gente acreditar que há interesses malévolos por trás de tudo isso.
Esta é uma exigência que inviabiliza a participação de centenas de faixas-pretas brasileiros que se registraram à CBTKD e que por um motivo ou outro não estão federados. É uma incoerência total já que os certificados estaduais e o nacional não mais vão existir.
É com muito pesar que escrevo esta nota e me solidarizo com os diversos mestres que vão deixar de realizar esta equivalência, simplesmente por conta de uma exigência sem propósito lógico.
Acessem o site da CBTKD para mais informações.

Retirei o link, porque não está abrindo direto na página da CBTKD.

3 comentários:

rosimeiry disse...

Cada vezmais penso que o pessoal do TKD livre tem razão em sair fora do jogo.O taekwondo no BRasil não é pra todo mundo.
Fazem um curso com inscrição em cima da hora, com pagamento em cima da hora (quem, no Brasil, recebe salário ou mensalidade de academia no dia 28?).
Um curso que deverá ser pago à vista, quem não é federado deve pagar taxas à federação e confederação.
Pra quem não é do Rio o curso está se tornando inviável.

... disse...

Caro Marcus e leitores deste Blog,

Se os dirigentes da cbtkd e das federações fissesem este contato com o pessoal da Kukkiwon com ideias democráticas e duradoras para as proximas gerações, a forma se dirigirem aos praticantes brasileiros seria outra, não ameaçadora. Tipo: quem não fizer agora não terá outra chance. Estão querendo profetizar o que vai acontecer no futuro para terem beneficios agora no presente. Quando a esmola é de mais é bom ficarmos desconfiados. Um Gd abraço do seu companheiro de luta pelo um tkd melhor no Brasil . Falcão

Ricardo Bruno disse...

CARO MESTRE

PRIMEIRO UMA BOA TARDE, ESTA ATUALIZAÇÃO DO KUKKIWON NÃO SERIA PARA TODOS OS TAEKWONDISTAS DO BRASIL.

EU VI QUE PRIMEIRO FALTOU INFORMAÇÕES DE COMO E QUANDO SERIA ESTE CURSO E PELO ANDAR DA COISA OS CARAS QUE COMANDAM NÃO PERMITIRAM QUE A NEGADA DA LIGA SE ATUALIZE MESMO PAGANDO.

É SABIDO POR TODOS QUE A MAIORIA DOS TAEKWONDISTAS DESSE GRANDE PAIS SÃO UNS DUROS E OPORTUNIDADES COMO ESSA DEVERIA SER PARA TODOS.

VOU ALEM ESSE CURSO DEVERIA SER NUM FORMATO BRASIL TOUR PARA A TURMA DO KUKKIWON CONHECER NOSSO PAIS TIPO OS CARAS FICAREM PELO MENOS 1 OU 2 MESES EM NOSSA PATRIA.

ACREDITO QUE A SOLUÇÃO DE METADE DOS PROBLEMAS JURIDICOS DA CBTKD SERIA ABRIR AS PORTAS A LIGA POIS OS ATLETAS DE LÁ NÃO PODEM SOFRER COM ESSA EXCLUSÃO