Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

O adeus de um amigo

Peço licença para prestar uma homenagem a um amigo fraterno que faleceu no último dia 29 de Junho e que me causou enorme tristeza. Paulo Sérgio Baptista Gil.

Para os taekwondistas da Moo Duk Kwan do Rio de Janeiro, o Paulinho; para os profissionais da tatuagem, simplesmente “Pause”.

Paulinho foi meu amigo de infância. E Quando digo amigo fraterno é porque tinha por mim uma enorme consideração, pouco encontrada em alguns que dizem ser amigos, mas que na verdade...bem deixa pra lá.

Eu o conheci aos 13 anos. Ele tinha a mesma idade. Quando iniciei no taekwondo, foi quem muito me motivou a montar a própria academia. Ele mostrava-se mais entusiasta do que eu mesmo. Sempre me dava força para aprender as técnicas daquela novíssima arte marcial. Aos 18 anos, quando montei minha academia no bairro onde morávamos, ele foi o primeiro a se matricular. Daí por diante, além de amigo, tornou-se um grande parceiro.

Filho único, ainda jovem perdeu a mãe e teve que caminhar sozinho. Formou-se em Educação Física e Faixa Preta de Taekwondo. Começou a dar aula na AABB Tijuca tanto de Taekwondo como de Musculação.

No início da década de 90, quando eu estava trabalhando na Federação do Rio de Janeiro, organizando todas as competições estaduais, era ele quem acordava cedinho para me ajudar a montar as quadras e posicionar mesas e cadeiras, para o evento.

Em meados da década de 90, quando sofri grande injustiça na comunidade Moo Duk Kwan - o que quase me fez largar o taekwondo -, foi ele quem se mostrou solidário, dando-me total razão aos problemas que enfrentei.

Em março de1996 nascia sua filha, quatro dias depois a minha. Ficávamos, naquele ano, apostando quem teria primeiro o prazer de ter nas mãos a maior razão de nossas vidas.

Nos últimos quatro anos vinha sofrendo com a diabetes. Na última conversa que tivemos, no entanto, estava feliz, pois havia feito seu exame para 4º Dan. Brinquei com ele dizendo que estava mais do que na hora.

Teria muito que falar desse grande amigo. Mas deixo essa pequena lembrança para registrar a saudade que esse cara vai deixar.

3 comentários:

Windsurf and Ophthalmology disse...

Estou treinando jiu jitsu na AABB ha 2 meses e foi ele quem fez a minha matricula. Estou pasmo. Ele estava otimo e conversamos um tempão.

Ricardo Andrade disse...

Grande Paulinho... quando comecei ele era faixa azul, na Lecrisfer. Saudades!!
=/

KwanJangNim Ribeiro disse...

È realmente perdemos mais um grande ser humano.. parabens pela iniciativa.

Que Deus o tenha em bom lugar!!