Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

RIO: CAPITAL DO TAEKWONDO ATÉ 2016

Lembro-me que dois anos antes do Pan do Rio as competições nacionais de taekwondo, em sua grande maioria, estavam sendo realizadas em outras capitais. Um erro gravíssimo em se tratando de estratégia de marketing.

Agora temos as Olimpíadas daqui a seis anos e parece que a CBTKD ainda não está atenta a esta questão. O Gerente de Esportes, o Diretor Técnico e o Presidente Jung Roul Kim precisam, até 2016, fazer do Rio de Janeiro a capital do Taekwondo. Os presidentes de Federações precisam dar a sua contribuição, pelo menos não se importando e compreendendo o momento estratégico que estamos vivendo. É urgente encher o Rio de eventos competitivos. Será bom para todo mundo. Todos vão ganhar; queiram ou não, gente, a grande mídia, nacional e internacional, vai estar de olhos nos esportes olímpicos que estiverem acontecendo por aqui. Ademais, nestes seis anos, teremos a grande oportunidade de fazer o que não se fez em 40 anos, no que diz respeito ao fomento da modalidade. A CBTKD tem que propagar a modalidade. Esta é a hora de incentivarmos nossos professores. Chegou a hora de a CBTKD fazer alguma coisa por quem trabalha na ponta, na formação do campeão do futuro.

É importante assumir a responsabilidade e deixar de joga-la para outras cidades. O momento é único e não pode ser desperdiçado. Vejamos, como exemplo, o episódio da Copa do Brasil que seria realizada aqui e que, na última hora, foi levada para a cidade de Maringá (PR). Ora, por mais bem organizada que a competição seja, a mídia por lá não terá o mesmo peso.

Mas isso também se a mídia for avisada.

Agora, por exemplo, neste momento, a equipe de planejamento (se é que a CBTKD criou tal equipe) deveria estar reunida definindo o calendário de competições para 2011 e 2012, contemplando a cidade do Rio como sede dos principais eventos de Taekwondo. O local ou locais dos eventos já deveriam estar fechados e os projetos de patrocínio já encaminhados às grandes empresas cujas verbas destinadas à propaganda e ao marketing para 2011 são definidas no máximo até novembro deste ano.

Mas a CBTKD ao longo de todos esses anos tem insistido em fazer tudo às avessas.


Nenhum comentário: