Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais Educação alça voo em Niterói

Quando o MEC lançou o Projeto Mais Educação, vislumbrando dar aos jovens estudantes da rede pública de ensino uma atividade desportiva e cultural dentro do próprio ambiente escolar, contemplou como uma dessas atividades o taekwondo. A CBTKD recebeu a idéia do MEC e um projeto criado pelo mestre Jadir Fialho (que desenvolve há anos um belo trabalho no subúrbio do Rio) o qual deveria ter servido de modelo. No entanto, burocratizaram o projeto e ele não saiu da intenção da CBTKD. Resultado: o Mais Educação para o taekwondo não vem acontecendo com a amplitude que deveria.

Todavia, em Niterói, o mestre Ricardo Andrade (foto), da Escola Highway One, sem precisar se apoiar em nenhuma entidade foi procurado pela direção do Colégio Estadual Guilherme Briggs para desenvolver o Taekwondo no Mais Educação. “Eles chegaram ao meu nome através de pesquisa e indicações pelo trabalho que realizo na cidade desde 1992”, explica.

Ricardo foi chamado para uma reunião, oportunidade em que tomou conhecimento do que estava disponível para o Taekwondo. “Temos à nossa disposição uma sala, com piso oficial, protetores tibiais, de ante-braço, de tórax e de cabeça, além de um saco de pancada”, ressalta o mestre, acrescentando ainda a verba para alimentação dos alunos e ajuda de custo aos instrutores da Escola HighwayOne.

São 150 alunos divididos em cinco turmas, com 30 alunos cada (número máximo permitido), bem como uma fila de espera, com outros alunos do colégio aguardando desistências para poderem se integrar ao projeto.

Em tempos de preparação para as Olimpíadas, a Confederação Brasileira de Taekwondo deveria se mirar no exemplo do mestre Ricardo Andrade e envidar todos os esforços para facilitar a entrada da modalidade dentro dos colégios. E olha que se isso ocorresse, o taekwondo do Brasil não teria instrutores suficientes para suprir a demanda.

2 comentários:

Studio Ney Mauricio Personal Training disse...

Não apenas a Matemática e a Língua Portuguesa constituem as ciências da Educação, mas tantas outras áreas do conhecimento humano. Esporte e Arte, inclusive. E a Arte Marcial enquadra-se perfeitamente neste duplo exemplo.

A Educação é definitivamente o caminho para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano. Com seu investimento e conseqüente melhoria, as demais pastas políticas recebem benefícios diretos pela qualidade da consciência e intervenção do cidadão em sua esfera social. E, novamente, a Arte Marcial tem papel soberano, tanto por sua história de honra quanto por sua propagação.

No Programa "Mais Educação", há a lei e a verba, porque não a atitude? O que é preciso ser feito para alavancarmos nosso país, caricato de bananas e petróleo...

Ainda há chance. Existem pessoas distintas, de cunho especial, sim!

Caros Mestres Marcus Rezende e Ricardo Andrade... meus amigos, como me orgulho de poder chamá-los assim!

Ney Maurício

Ricardo Andrade disse...

Meu grande amigo Ney Maurício,

Com certeza, o grande orgulho é nosso por poder compartilhar de sua amizade e conhecimento, que definitivamente colabora e influencia em nosso aprendizado diário como praticante de arte marcial e acima de tudo, como educadores.

Oss!