Páginas

sábado, 5 de junho de 2010

COB pode intervir na CBTKD pela questão boba de não se aceitar atletas da LIGA nas competições

Essa questão da LIGA é algo tão fácil de se resolver que eu fico a pensar: será que as pessoas que estão à frente de nossas federações são incompetentes ou existe má fé explícita? Sejamos objetivos. O que é uma LIGA? É uma entidade de administração, certo? Portanto, como tal, por si só, já possui legitimidade. O que é uma federação? Também é uma entidade de administração, da mesma forma que as associações. A diferença é que a federação estadual é quem tem legitimidade para votar nas Assembléias da CBTKD.
Todas estas entidades cuidam de uma modalidade esportiva e marcial chamada taekwondo. E ensinam a mesma coisa. Por que então dificultar a entrada de uma Liga nos quadros de uma federação e da CBTKD para que os atletas daquelas entidades, que desejarem, disputem as competições estaduais promovidas? Não há explicação plausível para tal impedimento. Tal negativa chega a ser até um tanto burra.
A Federação poderia muito bem aceitar a filiação da LIGA estadual (ou como filiada ou tão-somente como entidade vinculada), bem como o registro dos praticantes, alunos dos professores e mestres daquela entidade. Qual o problema? A legitimidade das graduações da LIGA? Isso é com eles. A Federação não precisa se meter nessas questões internas. Pra quê? Eles permanecem com a vida própria deles, organizando os seus eventos normalmente. A entidade estadual por sua vez apenas cumpre o seu papel social dentro das premissas Olímpicas. Na verdade, a federação só tem a ganhar com isso. O praticante da Liga é quem terá taxas a mais a pagar.
Existe uma sensação de que alguns dirigentes querem que o taekwondo seja exclusividade de uma só entidade. Gente, estamos no Brasil. A Lei daqui é clara nesse aspecto. O COB está começando a perceber o isolamento imposto a diversos praticantes de taekwondo. Isso pode gerar um problema sério.
Do lado da CBTKD, o presidente, grão-mestre Jung Roul Kim, poderia facilmente acabar com este problema aceitando além da LIGA em seus quadros (o que não daria absolutamente a ela poder de voto), o registro e a participação dos atletas desta entidade nas suas competições seletivas.
Feito isto, acabava-se o problema.
A menos que no meio desse impasse estejam os EXAMES DE FAIXA PRETA cuja fatia os dirigentes das federações não abram mão de abocanhar. Aí é outra história.
No fundo, no fundo, a impressão que me passa é de que tudo está ligado A ISSO.

Conclusão: Sempre os exames a impedir que a coisa ande.

Um comentário:

Professor Junior disse...

Não tenha nenhuma dúvida. O pagamento de exame de faixa é o que atrasa o crescimento do taekwondo como esporte. Outrora o sr. mesmo falou sobre a chegada dos coreanos no Brasil... e lembro que brasileiros reclamavam muito sobre essa maneira de só pensar no dinheiro... hoje temos alguns brasileiros no comando, e o que eles fazem para mudar isso??? Nada!!!