Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fábio Goulart critica treinadores ausentes ao curso de Gato

Fiquei bastante decepcionado com o Fábio Goulart, quando li em seu blog o texto agressivo com o qual se dirigiu a todos aqueles que não participaram do curso do preparador físico da Seleção Olímpica de Taekwondo do México, Pedro Gato.
Fábio foi no mínimo deselegante ao expressar o pensamento de que os ausentes não compareceram porque acham que não têm nada o que aprender com o excelente preparador.
Achei uma afirmação infeliz, sobretudo de um sujeito que é referência para muita gente no Brasil e que hoje ocupa um cargo importante dentro da CBTKD.
Eu mesmo gostaria imensamente de ter podido participar, mas não tinha como largar o meu trabalho, da mesma forma que diversas outras pessoas não puderam pelos mais variados motivos.
Na verdade eu não consigo imaginar de onde o Fábio tirou a idéia de que muitos treinadores não foram ao Seminário por se acharem auto-suficientes e não terem nada o que aprender com o excelente preparador físico.
Agora, se eu tivesse na posição de Supervisor Técnico da CBTKD, envidaria esforços para que cursos como esse fossem itinerantes e rodassem por todo o Brasil e acontecessem aos finais de semana, visando assim a democratização do conhecimento.
Apesar de não estar mais militando nas frentes competitivas, senti-me mais atingido, porque parecia que o ataque era dirigido aos cariocas.
Se não foi essa a intenção do nosso campeão, essa foi a impressão que ele deixou passar.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Andrade disse...

Manifestas quae sera tamen: podemos dizer que cometemos determinados equívocos, por sermos humanos, passíveis de erros, até no caso onde verifica-se a ausência de "filtro" entre o cérebro e a boca. Infelizmente o que pode-se notar - e há um coro nesse sentido, é que a ausência de humildade enebria e enfumaça quaisquer outras qualidades técnicas e profissionais. Encerro com duas frases, que resumem muito bem o episódio:

1. O verdadeiro mestre não necessita de anúncio, ele é reconhecido por sua conduta;

2. Conhecimento é oque você tem, sabedoria é quem você se torna com o que tem.

p.s.1: Mas tenho a certeza que o Mestre Marcus Rezende continuará à disposição para ensinar, treinar e dirimir quaisquer dúvidas para os que necessitem prestar exame de faixa, mesmo sem o tempo hábil necessário;

p.s.2: o texto acima, talvez não compreendido por todos, o será pelo Mestre Marcus Rezende e por quem interessar possa.

Forte abraço, meu mestre e amigo!!

Ricardo Andrade