Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

TAEKWONDO BRASILEIRO AGONIZA

É com muita tristeza que vejo hoje os caminhos pelos quais estão sendo conduzidos o taekwondo brasileiro. Cada dia que passa fico mais decepcionado com o jeito de administrar da Confederação Brasileira de Taekwondo, que tem como titular o grão-mestre Jung Roul Kim, quem me ensinou todas as técnicas de arte marcial do taekwondo. Pessoa que respeito como grande conhecedor da arte marcial, mas que me oponho frontalmente quando o assunto é administração de entidades. O grão mestre não está indo pelo caminho certo, pois em vez de divulgar o taekwondo de forma mais incisiva, esquece-se que esse seria o principal papel que deveria desempenhar.
No aspecto técnico, o meu amigo Fábio Goulart também utiliza um sistema que, na minha opinião, é completamente furado. Pra mim, esse negócio de seletiva no início do ano mantendo os atletas na seleção durante todo o calendário esportivo da CBTKD não é o mais sensato. No entanto respeito suas intenções.
Eu sempre disse ao Fábio, ao Madureira, ao Negrão e a diversos outros treinadores que é preciso fazer com que os atletas brasileiros tenham a oportunidade de fazer intercâmbio internacional dentro do próprio país. E para que isso aconteça, basta que ocorram competições seletivas com a aparticipação dos principais atletas. Eu não entendo como até hoje, por exemplo, o Mauro Hideki e o próprio Fábio nao criaram o ranking nacional.
O Mauro é um cara supercompetente. Ele, juntamente com o Fábio, o Madureira e o próprio Negrão, criariam um ranking com os pés nas costas. Isso seria o primeiro passa de diversos outros que precisam ser dados.

Um comentário:

... disse...

Caro Marcus, Ainda bem que voce voltou. Estava sentindo falta dos seus artigos. Eh muito importante p/ o TKD brasileiro, ter pessoas como voce comentando, dando OPINÃO a respeito de diversos temas que possam contribuir de maneira positiva o jeito brasileiro de administrar o esporte. As divegências de ideias sobre varias questões, só contribui p/ melhoramos cada vez mais.
Um gr abraço e sucesso nessa sua volta. Ms Falcao (Tribuna do Taekwondo)