Páginas

terça-feira, 24 de março de 2009

Confederação Brasileira de Judô e seus critérios para a formação de Seleções

Marcus Rezende

O modelo de definição da seleção brasileira de judô aplicado pela CBJ poderia servir de parâmetro para a CBTKD criar algo realmente dentro de um padrão que venha a gerar esperanças a todos os praticantes de taekwondo, para que possam sonhar, no decorrer do ano em que estão treinando, com uma das vagas em algum campeonato internacional. O Correto, logicamente, em minha opinião, é que o representante seja aquele que melhor forma física e técnica apresentar em uma seletiva específica para o evento.
CBJ faz um planejamento de quatro anos, já pensando no ciclo Olímpico. Hoje, pelas regras da Federação Internacional de Judô, segundo Ney Wilson Pereira, Coordenador Técnico Internacional da CBJ, a vaga olímpica passa a ser do atleta e não do país.
A Federação Internacional tem um ranking no qual, até 2011, os 22 atletas no masculino e os 16 no feminino (em cada categoria) irão aos Jogos de Londres.
Para estar no seleto grupo olímpico, a CBJ não trabalha com Equipe Olímpica Permanente. Ela adota o seguinte sistema: os campeões do Brasileiro adulto, do Brasileiro Junior, o titular da equipe sub 23, o titular da seleção no Campeonato Pan-Americano Junior, o titular da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Junior e um atleta indicado pela comissão técnica em cada categoria também, vão estar disputando as vagas.

O atleta de judô, por exemplo, para ser titular da seleção Junior sub 23, precisa vencer seletivas abertas nacionais, uma para cada evento internacional.

Para a definição dos atletas que irão ao Mundial Junior, faz-se seletiva entre o campeão brasileiro Junior e o vencedor da seletiva do Pan-Americano Junior. Se for o mesmo atleta, não há seletiva.

Este ano, para se tornarem representantes brasileiros no campeonato Mundial adulto, os judocas vão precisar dos resultados nas competições internacionais abertas e no Grand Slam, que será no Rio. Os melhores de cada peso em tais competições é que estarão no Mundial.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Sai o ranking da Federação do Rio

O coordenador técnico da FTKDER, Jadir Fialho (direita), ao lado do técnico da Seleção de Taekwondo Jean Lopez, foi o responsável pela elaboração do sistema de ranking estadual

O departamento técnico da Federação do Rio de Janeiro apresentou o ranking carioca que servirá de base às competições estaduais de 2009 e para premiar atletas e equipes no final do ano.
Elaborado pelo coordenador técnico Jadir Fialho, a concepção da idéia é separar a pontuação das etapas dos estaduais da pontuação do Ranking. Segundo o coordenador, o ranking somente servirá como base na formação das chaves das competições estaduais, enquanto a pontuação das etapas vai servir para classificar os representantes do Estado em competições nacionais. A novidade é que, após as três primeiras etapas estaduais, os dois atletas mais bem colocados de cada categoria estarão se enfrentando em uma etapa fechada numa melhor de três lutas, de onde sairá aquele que vai representar o estado no Campeonato Brasileiro, que vai ocorrer em Cuiabá, MT.
Os atletas que lutaram na primeira etapa na AABB Tijuca e venceram, receberam 7 pontos; os que não lutaram (por conta de sua classificação na seletiva nacional no Open Cidade Maravilhosa), receberam 4 pontos de bonificação; os que lutaram, mesmo classificados para o Open, receberam 1 ponto de bonificação.
Jadir fez questão de ressaltar que a pontuação do ranking, apesar de receber a mesma das etapas, somente terá serventia para definição da posição dos atletas nas chaves e para a premiação de final do ano. O coordenador recebeu total apoio do presidente da Federação, Carlos Fernandes e do Diretor Técnico, Rodney Américo.
Confira todos os detalhes no link da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro:
http://www.ftkdrio.com.br

domingo, 8 de março de 2009

Novas regras do taekwondo mundial só no segundo semestre

Rafael Toscano

O Secretário Geral da WTF, Jin Suk Yang, em nota aos presidentes das federações mundiais, disse que as novas regras de competição só entrarão em vigor a partir do dia 1º de Junho deste ano. No entanto, para o Mundial Universitário, em Belgrado, Sérvia, no dia 7 de julho, as modificações não vão estar valendo, ainda.
Elas serão aplicadas na "2009 WTF World Cup Taekwondo Team Championships" e na "1st WTF World Para-Taekwondo Championships".
Na opinião do secretário é preciso pelo menos cinco meses para que técnicos e atletas se adaptem perfeitamente às novas regras.

Extra TKD: Gabriel Gonzaga é nocauteado no UFC 96

Marcus Rezende

Quando se trata de luta de pesos pesados, tudo é possível acontecer, ainda mais quando estão em cima de um octogon oponentes com mais de 100 quilos.
Na madrugada de 7 para 8 de março o brasileiro Gabriel Gonzaga, o Napão, enfrentou o invicto Shane Carwin, de 120 kg, no UFC 96, em Ohio, EUA. Napão que vinha de duas vitórias consecutivas foi nocauteado a 1 minuto e 9 segundos do primeiro round.
A luta teve um início eletrizante. Logo no primeiro momento, o brasileiro acertou um cruzado de direita, que balançou o americano. Em seguida, outro cruzado que o fez dobrar os joelhos. Gonzaga então, aproveitou-se e partiu para cima, levando-o para as grades e o derrubando. Por cima, deu seqüência a socos e duas cotoveladas certeiras. Shane, no entanto, muito forte, conseguiu levantar-se e a luta ganhou distanciamento novamente. Nesse momento, Napão encaixou outro direto de direita, mas deixou a guarda baixa e recebeu um direto de direita na ponta do queixo que o levou à lona desacordado.
Na principal luta da noite, Rampage Jackson derrotou Keith Jardine por pontos e se credenciou a lutar pelo cinturão dos meios-pesados, no dia 13 de junho, contra o campeão da categoria, Rashad Evans. A disputa seria contra o brasileiro Lyoto Machida se a vitória tivesse sido de Jardine.No dia 18 de abril, uma grande luta pelo cinturão dois médios vai acontecer no UFC 97. Será entre dois brasileiros: o espetacular Anderson Silva e a revelação Thales Leites.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Jung Roul Kim vence uma eleição marcada pela traição

O atual presidente da CBTKD Jung Roul Kim é novo presidente da CBTKD. Ele venceu uma eleição que indicava a vitória de Carlos Fernandes. Das chapas que disputavam o pleito, a de Carlos e Fábio Goulart era a que tinha mais votos.
Mas tudo começou a mudar quando o ex-presidente Yong Min Kim retirou sua candidatura da disputa em favor de Yeo Jun Kim, dando a ele a maioria.
Nesse momento, passou-se a negociar com o atual presidente Jung Roul Kim, para que ele abrisse mão da candidatura em favor de Carlos Fernandes. O atual presidente não considerou os pedidos feitos e manteve-se na disputa. Não restou outra saída a Carlos Fernandes - que foi convencido por companheiros de chapa e presidentes de federações – a abrir mão da candidatura, para que a CBTKD não fosse parar nas mãos de Yeo Jun Kim. O placar foi de 13 x 12 e dois votos nulos.
Curiosidade: votaram com Yeo Jun os cariocas Reinaldo Luiz Evangelista -Pelé (procuração do Acre), Evandro César (procuração do Amazonas) e Pasquale Santone (procuração do Maranhão).