Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Em defesa do futuro

Marcus Rezende

Comenta-se pelos bastidores da CBTKD e de algumas federações que o fato de eu ter entrado com um pedido de ação junto ao Ministério Público Federal para que a justiça impeça que continuem ocorrendo competições com crianças menores de 14 anos nos moldes olímpicos é um ato danoso às crianças que desejam no futuro ser campeãs.
É preciso inicialmente observar que competição com crianças no moldes olímpicos, além de ser nociva o é também para professores e mestres, mesmo que estes não percebam isso. Deve-se analisar se esta criança continuará matriculada até os 14 anos. Muitas vezes ela é exposta desde os oito anos ou menos e quando chega aos 14 anos, já abandonou faz tempo a modalidade.
Dentre tantos fatores que poderia mencionar e abordar deixo a análise da preservação do jovem matriculado na academia, pois a não exposição da criança à violência dos golpes do taekwondo competitivo o mantém treinando e pagando a mensalidade. Isso é de extrema importancia a quem ganha a vida dando aula de taekwondo.
Atualmente a situação chegou a níveis alarmantes. O que antes começava nos 30 kg e ia subindo gradativamente sem nenhuma forma de estudo científico (e mesmo que existisse seria motivo de críticas acerbas), passou a se subdividir em pesos menores, com os adultos se deleitando, achando isso o mais normal possível. Duas crianças de cinco anos, chutando uma a outra, com técnicos, pais, coleguinhas, enfim, todos gritando: vai...chuta...pega ele.. e, em diversas ocasiões, crianças chorando e professores e pais achando isso normal. O resultado, na maioria das vezes, é a saída da criança da academia.
Por outro lado, há os que defendem a continuidade de tais combates visando à preparação da criança à categoria juvenil. Esquece-se que é na categoria juvenil que começa a preparação, para o objetivo maior: a categoria adulto. A criança com menos de 14 anos pode muito bem ser preparada tecnicamente de forma inteligente e segura e somente começar a ser exposta ao combate olímpico na idade onde as categorias de peso são reconhecidas mundialmente.
Em suma, o taekwondo brasileiro vem perdendo adeptos por conta da insensatez de alguns. Quero deixar claro que estou agindo dessa forma pensando no taekwondo e no professor e contra o interesse dos dirigentes de entidades que somente estão pensando nas inscrições desses rebentos.
Mantenho a convicção de que se as regras para a competição infantil fossem adaptadas, com formas diferenciadas de avaliação, mesmo que os insensatos não pusessem seus atletinhas para disputar, haveria outros professores que o fariam com os seus praticantes pequeninos. Daí sim, no respeito a individualidade de cada um deles, no futuro, torna-los atletas.

Um comentário:

Professor Junior disse...

Boa noite, Mestre.

Muito oportuna a sua colocação com referência a competições de crianças nos moldes olímpicos. Acredito que isso ainda se tem devido a grande influência do militarismo antigo da arte e falta de conhecimento das recentes pedagogias por parte dos novos instrutores. Grande feio, foi a mudança na regra com referência aos chutes na cabeça! O que falta mudar é as crianças participarem dos eventos competitivos, sem que a competição seja levada tão a sério. Uma das melhores formas de se trabalhar isso seria todos os atletas mirins e infantis receberem medalhas, não por seu posicionamento no pódium, e sim por participação.
A participação competitiva poderia ter início aos 13-14 anos ( categoria juvenil). Mantendo a parte da regra que não permite chute na cabeça até adulto, poderia se ter um treinamento mais preparatório para competições, onde o importante é vencer e com a derrota o atleta deve somente perceber os erros e consertá-los para não cometê-los novamente.
A única situação que poderia dificultar tal atitude, seria a de que se é muito difícil treinar uma equipe de competição em academia que não seja especificamente de lutas! Onde o aluno entra para aprender e o tempo geralmente é curto e o professor ainda dá aulas em outros lugares. Talvez com a vitória do Rio como cidade Olímpica, possa ser criados centros desportivos, onde atletas iriam para treinar exclusivamente as técnicas já aprendidas, somente para aperfeiçoá-las.

Abraços.