Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Presidente da FTKDERJ fala sobre Copa de Taekwondo Marcial


Carlos Fernandes

Venho parabenizar a atitude do mestre Marcus Rezende em dar início ao resgate da arte marcial no Brasil e contribuir para o esclarecimento do verdadeiro Taekwondo.Essa sua iniciativa desperta o gigante adormecido que é o verdadeiro Taekwondo. Durante décadas o que vimos foi 30% do que é realmente o Taekwondo, ou seja, a competição. Enganam-se aqueles que acham que nesses 30% está o verdadeiro Taekwondo. Devido à expansão do esporte no mundo e à necessidade de se divulgar a modalidade como esporte, deram somente ênfase ao TKD competição.Lembro-me de minha paixão pelo Taekwondo. Comecei a treinar pela arte marcial. Em nossa época, dávamos verdadeiras demonstrações em escolas, clubes, praças públicas, condomínios e tantos outros lugares. Chegávamos até ser desafiados por outros lutadores locais de outras artes marciais, e tínhamos que enfrentar esses adversários. A competição, para mim, foi conseqüência de tudo. Eu treinava sim para competição, mas tinha o dever de treinar a arte marcial, se não apanhava de meus colegas de academia. Ou seja, tinha que estar treinando para competição e em paralelo treinando a arte marcial.Taekwondo arte marcial é o Taekwondo disciplinado, guerreiro, completo, comprometido, humilde e amigo. É o grande caminho para ser um verdadeiro Mestre.
Espero que outros mestres prestigiem a Copa de Taekwondo Marcial e se espelhem nesse evento, promovendo espetáculos como este. De nossa parte terão total apoio.Parabéns, Marquinhos e sucesso!

Carlos Fernandes é presidente da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, grão-mestre, 7º dan e vencedor de seis competições nacionais (85, 87, 88, 89, 90 e 91).

Nenhum comentário: