Páginas

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Programa Brasil Olímpico desnuda o esporte brasileiro

Marcus Rezende

O programa Brasil Olímpico – Uma candidatura passada a limpo, apresentado pelo jornalista João Palomino, no ESPN, deve abalar as estruturas das entidades de administração que cuidam do esporte amador brasileiro. Com depoimentos de diversos expoentes do esporte nacional como Magic Paula e Djan Madruga, o esporte brasileiro foi passado a limpo e colocado em xeque.
O Secretário do TCU, Osvaldo Perrout, está finalizando um relatório de 116 páginas sobre os mais de R$ 4 bilhões gastos na realização dos Jogos Pan-Americanos. Perrout disse que o Ministério dos Esportes só tinha uma pessoa para fiscalizar todo os contratos firmados para as obras do Pan e que o relatório aponta para graves indícios de superfaturamento.
A partir deste relatório, é provável que uma CPI mista seja aberta no Congresso Nacional. E quem está à frente disso é o deputado Federal Miro Teixeira.
Um dos momentos mais interessantes do programa foi quando o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, pediu para se retirar no meio de uma audiência pública do Senado, quando era sabatinado por ex-atletas, dirigentes e um de seus maiores opositores, o advogado Alberto Murray Neto, membro do COB. Nuzman alegou diversos compromissos agendados para aquele dia.
A atitude do Presidente do COB, retirando-se de uma Audiência Pública, com diversos Senadores presentes, causou mal estar e constrangimento.
O Senador Álvaro Dias fez o seu diagnóstico. Para ele, a gestão do esporte no Brasil está muito atrasada, amadora, incompetente e desonesta. Outros senadores, como Cristóvão Buarque, Marisa Serrano e Flávio Arns, também estão na expectativa do que dirá o relatório final do TCU.
O programa mostrou como está a vida de atletas como Ketley Quadros, judoca medalhista de bronze em Pequim e do boxeador Paulinho Carvalho, 5º colocado nas Olimpíadas, que até bem pouco tempo ainda trabalhava como faxineiro para sustentar a mulher e o filho pequeno.
O ex-nadador Djan Madruga, Secretário Nacional de Esportes fez uma reflexão sintomática. Ele disse que o Brasil investe no esporte U$ 140 milhões por ano, enquanto a Austrália U$ 400 milhões; o Japão 510 milhões; a Inglaterra 660 milhões e a China, mais de um bilhão de dólares.
Um outro assunto abordado pelo programa foi quanto ao estado de conservação das instalações construídas para o Pan. Mostrou que a Arena Multiuso foi alugada para uma empresa, que, em vez de esportes, realiza espetáculos de toda a natureza.
O Estádio do Engenhão, alugado ao Clube do Botafogo, também está com suas pistas de atletismo abandonadas. O Parque Aquático Maria Lenk mantém-se sem nenhuma atividade, da mesma forma as outras instalações que deveriam estar servindo como fomentadoras de modalidades olímpicas.

Nenhum comentário: