Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O taekwondo marcial em agonia

Na foto: Grão-mestre Jung Roul Kim, ainda na Bahia, logo que chegou ao Brasil, aplica um Tio Tolho Tchagui


Recebi recentemente um scrap de um leitor deste blog, faixa preta da antiga, que me motivou a escrever este artigo, o qual já tinha vontade de faze-lo havia tempo. Ele dizia algo sintomático: “o taekwondo atual é uma verdadeira esquisitice”. O leitor está coberto de razão. Para quem treinou na década de 70, como eu, que tive o privilégio de aprender com o grão-mestre Jung Roul Kim e ouvi-lo dizer (durante a execução de cada soco, chute, cotovelada, joelhada, entre outras técnicas) “apenas um golpe elimina”, pode muito bem entender o que o leitor quer dizer.
O mestre procurava fazer que seus alunos entendessem que um praticante de taekwondo não pode dar chance de aproximação ao adversário. Ele seguia a máxima de que a aplicação do golpe tinha que chegar primeiro e derrubar o oponente. Isto porque entendia braços e pernas como verdadeiras armas, desde que treinados convenientemente para tanto.
Já há anos que diversos professores, impregnados pela esportivização do taekwondo, abandonaram o ensino da arte marcial em sua essência, para ensinar as variantes do bandal e dubal, trabalhando sobretudo o alcance da velocidade de um chute facílimo de se executar. O resultado é um praticante que não chega a lugar nenhum, pois não forma base. O faixa-branca entra na academia achando que vai aprender a lutar e o ensinam a se movimentar como um competidor. Ele dificilmente será um campeão e com certeza se tornará um faixa-preta frustrado, quando perceber que o que aprendeu não serve como forma de defesa pessoal.
O taekwondo na essência é uma arte marcial ainda completamente desconhecida. O que é conhecido pela mídia (e ainda nem tanto) e pela opinião pública marcial é a luta desportiva taekwondo, ou seja, dois oponentes de protetores buscando conquistar pontos, utilizando o “peito do pé”.
O leigo acaba entendendo o taekwondo esportivo como uma luta limitada, pois nem mesmo o soco mais se usa. E por conta dessa anomalia é que os professores não ensinam nas academias a aplicação de socos, saltos com chutes, joelhadas, cotoveladas, etc.
Em treinamento, dentro da academia, o professor ensina ao aluno os segredos do clinche, depois de um bandal realizado, dizendo a ele que o árbitro vai separar os dois, não ensinando que aquele treino é somente para competições com regras, que na verdade, como arte marcial, ele teria de proteger o rosto e evitar o corpo a corpo.
É por essas e outras que escutamos muita gente dizer que o taekwondo não serve como defesa pessoal.

6 comentários:

Dani SamPol disse...

Concordo com tudo.
O tkd de hj em dia, virou uma luta de fresco. Por que se o pé bate um pouco mais baixo ou pouco alto, o nosso parceiro de treino faz logo cara feia e isso deixa um mal estar durante o treinamento. A culpa é do porfessor que deixa o aluno melindrado, mal acostuma e pior, mal educado. POis os custumes do tkd estão se perdendo.É muito triste ver que um faixa colorida de hoje, não saber executar um chute alto com a precisão necessaria à graduação.

Marco Albacete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mestre César Carvalho disse...

Sou faixa preta 5°dan e sobre seu comentário, caso queira ler algo mais, eu escrevi um artigo exatamente sobre isso. Basta acessar o link http://www.efdeportes.com/efd108/o-processo-de-esportivizacao-do-taekwondo.htm
Obrigado e um abraço a todos!
Mestre César Carvalho

Unknown disse...

concordo com tudo que foi dito ... mas tem gente tentando mudar isso.

www.taekwondomarcial.com.br

Chico Donghia disse...

Tive a mais profunda satisafação de ter sido formado no verdadeiro TAE KWON DO pelo Sabom Kim na academia Nissei em Laranjeiras (1974) e na saudosa acadêmia (rss) na Rua da Carioca concordo com tudo....virou uma esquisitice com o HORRENDO nome de taekendo (??????)...Saudades...saudades ...saudades....abrssss

Cestas Arco Íris disse...

Artigo muito interessante sou fx preta de taekwondo desde 1990, e hoje em dia o taekwondo não agoniza, morreuuu. Tem mestres ai no 5º/6º dan ensinando essa porcaria de bandal chagui. Só sabem fazer isso; se tiver um contato pesado é violência. Como já ouvi por aí nova "geração" do taekwondo. Eu particularmente não treino esses "poonses" que parecem coisas de criança.
gabriel serapio
gabrielserapio@yahoo.com.br
Taykion!